sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Jogos populares da minha terra


Revivalismo...


Arrebenta balões


Material: * balões
* farinha
* água
* pau
* fio
* prémios

Regras: Podem jogar os jogadores que quiserem, mas só um de cada vez. Penduram-se os balões: um com água, outro com farinha e um terceiro com um prémio. Tapam-se os olhos ao jogador com um pano e, de olhos vendados, com um pau na mão, ele tenta arrebentar o balão que tem o prémio.



Cabra-cega

Material: * um lenço
* 3 ou mais jogadores .

Regras: Um jogador venda os olhos àquele jogador que, com olhos vendados, tentará apanhar um dos outros. Quem descobrir os outros jogadores com os olhos vendados ganha. O jogo demora 15 minutos .


Corrida de sacos


Material:

* 2 ou mais sacos de ráfia.
* 2 ou mais jogadores .
* giz

Regras: Risca-se no chão o local de partida e de chegada. Cada pessoa enfia-se dentro do seu saco, coloca-se em posição vertical, segura com as mãos as abas do saco, e só quando o juiz do jogo dá a partida é que podem correr, aos saltos, até à meta . Quem chegar primeiro ganha.

Pontuação: o a 20 pontos.

Dá-me lume


Material:

* um giz
* um pau
* 3 ou mais jogadores

Regras: Faz-se um círculo para cada pessoa, menos para uma que vai andar à roda de cada círculo a pedir lume com um pau. Enquanto essa pessoa pede a um jogador lume, as outras que estão nos outros círculos mudam (trocam) para outro círculo. Se a pessoa que está a pedir lume, entretanto, conseguir entrar num círculo momentaneamente vago, a outra que ficou de fora substitui-a a pedir lume. Qualquer jogador pode começar o jogo. O jogo demora o tempo que nós quisermos e ganha quem tiver mais pontos .

Esconde-esconde

Material: * 3 ou mais jogadores

Regras: Um dos jogadores mucha e os outros escondem-se e o jogador que estava a muchar vai ter de os encontrar os que estavam a muchar. Depois vai ter de ir a correr ao lugar onde muchou e dizer 1, 2, 3 e o nome da pessoa. O jogo dura mais ou menos 20 minutos e ganha quem se livrar. Inicia-se o jogo quando um jogador começa a muchar.


Fita-azul

Material:

* uma fita azul

*5 ou mais jogadores

Regras: Faz-se uma roda, vai um ao meio e, depois, começa-se a andar à roda do que está no meio. Inicia-se o jogo quando alguém vai ao meio. O jogo demora 5 minutos.


Lencinho


Material : * um lenço
* 5 ou mais jogadores


Regras: Faz-se uma roda , um dos elementos fica de fora e anda á roda com o lenço, deixa-o cair atrás de alguém , depois foge e o outro que ficou com o lenço tenta apanhá-lo. A pessoa que está com o lenço é que inicia o jogo. O jogo dura 15 minutos e ganha quem apanha o lenço e caça quem o deixou cair.

Malha

Material: * quatro malhas
* dois mecos
* quatro jogadores

Regras : Um dos jogadores atira a malha e tem de tentar acertar no meco ou ficar perto dele. Coloca-se os mecos a 1 metro de cada jogador. Demora 15 minutos. Atira-se à sorte a ver quem começa o jogo. Ganha quem tiver mais pontos e acertar no meco.

Pontuação: 1 ponto se ficar perto do meco .
3 pontos se acertar no meco .
15 pontos muda-se de campo.
30 pontos acaba o jogo .

Pau ensebado

Material:

* um pau alto
* sebo
* um prémio
* jogadores

Regras: O pau é ensebado e na ponta deste coloca-se o prémio .Só pode jogar um de cada vez e as regras do jogo são :cada jogador tenta subir o pau, até conseguir chegar ao prémio, vencendo, e ganhando, deste modo, o prémio. O primeiro a subir ao pau inicia o jogo. O tempo que dura é de 20 minutos .


Pedreiro

Material:

* 3 pedras
* 3 paus
* giz
* 2 jogadores

Regras: Temos de fazer um quadrado no chão e dentro um asterisco. A seguir mete-se uma pedra ao meio, vai-se jogando sem deixar o companheiro fazer 3 em linha. Quem inicia o jogo é o das pedrinhas. Dura 10 minutos e ganha quem fizer 3 em linha .


Pião

Material: um pião e uma baraça (cordel).

Regras: Primeiro faz-se um círculo no chão com um metro ou um metro e meio de raio; depois, o concorrente, de acordo com a ordem indicada, lança o pião com uma das mãos para dentro do círculo, sem deixar escapar a baraça que enroscara à sua volta. É permitida uma segunda tentativa.
Joga um elemento de cada equipa, saindo vencedor o que conseguir fazer rodopiar durante mais tempo o pião sem sair do círculo.

Pontuação: de 0 a 50 pontos.

Sueca

Material: * um baralho de cartas
* dinheiro (não é obrigatório)
* 4 jogadores

Regras: Baralham-se as cartas e dão-se 10 a cada jogador. É obrigatório assistir se tiver, existe uma pinta que é o trunfo. O grupo que fizer mais pontos ganha .A pontuação faz-se contando o valor das cartas . O jogo demora cerca de uns 10 minutos .

1 comentário:

  1. Interessante!
    Jogos engraçados que me fazem reviver tempos de infância.
    Bom trabalho.

    ResponderEliminar