sábado, 24 de janeiro de 2009

Histórias da História... - telégrafo

O telégrafo

Entre os anos 1806 e 1807, o então Príncipe Regente D. João instalou a corte no Palácio Real de Mafra. Os nobres e altos funcionários do reino iam, muitas vezes, visitar aí a família real – «fazer a corte», como se dizia então.
O Desembargador José Guilherme de Miranda, administrador dos Marqueses de Fronteira e tutor de D. José Trazimundo e de seus irmãos, era conhecidos pelas muitas anedotas que se contavam sobre a sua pessoa.
Um dia, depois de ter ido a Mafra visitar o Príncipe Regente, esqueceu-se de uma magnífica caixa de rapé num dos muitos quartos que existiam no Palácio Real. Ficou muito aflito porque, naquela altura, percorrer os poucos quilómetros que separam Mafra de Lisboa obrigava a uma viagem demorada e cansativa.
Foi então que um dos seus amigos, ao ouvi-lo lamentar-se, lhe sugeriu:
- Mande pedir a caixa pelo telégrafo!
O Desembargador mandou, então, um criado seu fazer o pedido. E quando o criado voltou, dizendo que tinha dado o recado, furioso, gritou-lhe:
- Seu tolo! Por que não fizeste o que te ordenei? Não te mandei pedir que enviassem a caixa pelo telégrafo? Então, por que não a enviaram?
(Narrativa adaptada de um excerto de Memórias do Marquês de Fronteira e d’Alorna)

Sem comentários:

Enviar um comentário